PARÓQUIA SÃO FRANCISCO É CONTEMPLADA COM PROJETO DA FUNDAÇÃO BAOBA

  • 20/05/2020
  • 1 Comentário(s)

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO É CONTEMPLADA COM PROJETO DA FUNDAÇÃO BAOBA

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO É CONTEMPLADA COM PROJETO DA FUNDAÇÃO BAOBA


O Fundo Baobá, projeto filantrópico que promove ações de equidade racial para população negra do Brasil, criado em 2011 lançou edital em abril com o objetivo de levar ajuda emergencial para famílias que estão sofrendo os efeitos devastadores da COVID 19 em todo o Brasil.

A paroquia São Francisco foi uma das entidades contempladas através de projeto indicado pelo Diácono Claudio Viana. O edital visa selecionar propostas de ações de prevenção ao coronavírus realizadas junto às comunidades periféricas e outros territórios de vulnerabilidade, às populações em situação de rua, populações privadas de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas e idosos, residentes em áreas remotas de todas as regiões do país, como comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, ciganos, migrantes, refugiados e outras comunidades tradicionais, nas florestas e ilhas onde haja casos notificados, em fase de análise, ou casos confirmados de contaminação pelo coronavírus.

A primeira lista de apoio foi divulgada em 17 de abril. Foram 228 requerimentos de apresentações e 376 de pessoas. Desses, 60 propostas individuais e 40 de organizações foram selecionados. Cada selecionado recebeu o repasse de R$ 2.500. Já a segunda lista foi divulgada no ultimo dia 30 de abril: mais 220 projetos foram selecionados, sendo 130 pessoas e 90 organizações. Em doze dias, da primeira lista para a segunda, o edital do Baobá recebeu mais de 1.037 solicitações de apoio a projetos de combate ao coronavírus em comunidades vulneráveis.

Rio de Janeiro corresponde a 15 projetos individuais selecionados, seguido por Bahia com 11 projetos e São Paulo com 5. Das organizações, Bahia possui 15 projetos, Rio de Janeiro 8 e São Paulo, assim como Pernambuco e Ceará . A Paroquia São Francisco foi uma das propostas selecionadas pelo Fundo para Igualdade Racial aqui no Ceara . Após a seleção confirmada pelo resultado do edital foi constituída uma equipe de trabalho e formadas parcerias que pensou o plano de ação para a seleção das famílias, segundo os critérios do Edital e da Fundação Baobá . Foram contempladas 40 famílias negras, indígenas e pardas distribuídas nos bairros periféricos da Paroquia São Francisco Cacimbas, Novo Horizonte e Nossa Senhora de Fátima, Itapipoca. As entregas contaram com a ajuda de voluntario, parceiros das Pastorais Sociais e da Equipe Pastoral Paroquial, todos seguiram as orientações de higiene e usaram os EPIS exigidos, além de distribuir mascaras a todas as famílias.

Segundo Dona Conceição, 55 anos, mãe de 07 filhos, moradora do bairro São Francisco: “ Esta ajuda chegou em uma boa hora. Sem trabalho minha família esta vivendo apenas do bolsa”. Família .Com ele pago minha agua, luz e ainda compro comida pra minha família.

Para o voluntario Francisco Gonçalves, 38 anos ; “ Ver tanta alegria no rosto das famílias ao receber esta ajuda em alimentos não tem dinheiro que pague.

O Fundo para a Equidade Racial começou com uma iniciativa da Fundação Kellogg, em sua estratégia de saída do Brasil. Em 2008, ela convidou um grupo de intelectuais e ativistas afro-brasileiros(as) atuantes na sociedade civil para uma conversa. O objetivo era discutir alternativas de longo prazo para a sustentabilidade político-financeira de organizações afro-brasileiras e seu trabalho pró-equidade racial. Vale ressaltar ainda que a Organização trabalha desde 2011 com ações de promoção da equidade racial e já selecionou mais de 200 iniciativas em diversas regiões do país. Organização trabalha desde 2011 com ações de promoção da equidade racial e já selecionou mais de 200 iniciativas em diversas regiões do país.

1 Comentários


Deixe seu comentário


Pe. José Wilson

20/05/2020

Nossos sinceros agradecimentos à Baobá pela generosa colaboração, que beneficiou, trouxe conforto e alegria para muita famílias carentes da nossa Paroquia. Nosso reconhecimento à Caritas, que na pessoa do diácono Cláudio Viana, sempre solícito a auxiliar nos momentos de desafios!

Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Thiago Brado

Minha Essência

top2
2. Padre Reginaldo Manzotti, Simone & Simaria

Espalhar Amor

top3
3. Padre Fábio de Melo

Trem-Bala

top4
4. Leonardo Gonçalves

Acredito

top5
5. Thiago Brado

Verdades do Tempo

Anunciantes